Total de visualizações de página

quarta-feira, 18 de maio de 2011

Coremas vai ser beneficiada com novo asfalto interligando as cidades de São Bentinho-Coremas e Coremas-Piancó

Governo do Estado divulga relação das cidades do Alto Sertão beneficiadas com implantação do asfalto. Serão mais de mil km de asfalto.

 O secretário de Infra-Estrutura do Estado da Paraíba, Renato Gadelha, divulgou a relação das cidades localizadas no alto sertão paraibano que serão beneficiadas com a construção de 1.180 km de malha asfáltica. 
Segundo o secretário, dos 223 municípios apenas 22 deixarão de estar interligados por estradas asfaltadas. Na relação, estão trechos e vias completas de cidades como São José de Lagoa Tapada a Coremas; Sousa a Vieirópolis; Sousa a Lastro e Br 230 a São Domingos de Pombal. Os recursos, na ordem de R$ 180 milhões, são oriundos da parceria entre Governo do Estado e Corporação Andina de Fomento.




Cidades contempladas 
Cidade                                                   Km              Valor             Início
Belém do Brejo do Cruz/Divisa c/ RN       5                  900 mil          jul/10
Brejo do Cruz/Belém do Brejo do Cruz   18,3            4,6 milhões      ago/10
PB 325/Lagoa                                         13                7 milhões        jun/10
Coremas/Piancó                                      27                11 milhões      jun/10
Sousa/Lastro                                          27,5              7,4 milhões     set/10
Sousa/Vieiróolis                                       10                5,6 milhões     set/10
São José de Piranhas/Carrapateira           25               15 milhões       jul/10
Brejo das Freiras/Poço Zé de Moura       12               4,4 milhões      ago/10
Conceição/Santa Inêz                              11               12,9 milhões    jan/11
São José de Piranhas/Conceição              70               21,5 milhões    ago/11
Br 230/São Domingos                             10               7,5 milhões         -
São J.L. Tapada/Coremas                       28               8,6 milhões      jun/10
São Bentinho/Coremas                            35               8,5 milhões         -
Itaporanga/São José de Caiana                22               7,7 milhões      jul/10

segunda-feira, 9 de maio de 2011

Açude do Coremas quase sangrando

Na Paraíba 28 açudes já sangraram, 14 devem sangrar nos próximos dias e nove receberam pouca água.


O inverno na Paraíba este ano foi bem generoso e dos 121 açudes e barragens monitorados pela Agência Executiva de Gestão das Águas da Paraíba, 28 deles já estão sangrando. A barragem de Acauã, no município de Itatuba, sangrou nesta quarta feira (dia 4) com 252 milhões de metros cúbicos de água acumulada.
A Aesa faz o monitoramento diário dos reservatórios e também acompanha o período chuvoso em cada região do Estado, apresentando uma maior concentração pluviométrica nas regiões do agreste, brejo e litoral, uma vez que para o sertão o período chuvoso já passou, segundo a gerente de operações de mananciais da Aesa, Márcia Araújo.
De acordo com a planilha de monitoramento da agência, 14 açudes já têm mais de 90 por cento de sua capacidade de água acumulada e alguns devem sangrar nos próximos dias, uma vez que eles continuam recebendo água. Nove açudes já têm mais de 80 por cento da sua capacidade de armazenamento, entre eles Coremas Mãe d’água, que na leitura da terça-feira (dia 3), já tinha armazenado um bilhão e 145 milhões de metros cúbicos de água. Mais 14 açudes estão com 70 por cento da capacidade, 12 com 60 por cento e nove açudes ainda estão com 50 por cento da capacidade de água armazenada. Nove açudes receberam pouca água e estão com menos de 20 por cento da capacidade de armazenamento e m 38 açudes, o nível de água varia entre 20 e 50 por cento da capacidade de armazenamento.

quinta-feira, 5 de maio de 2011

Coremas ganhara Usina Termo Solar em 2011

Usina termo Solar que será estalado neste ano na cidade de Coremas vai gerar novos empregos para o município, a instalação da usina será neste ano de 2011.
Os representantes das empresas, que pertencem à joint venture da Ibero Brasileira Power Company S.A., manifestaram o interesse de investir na Paraíba durante audiência com o governador José Maranhão, no final da tarde desta terça-feira (17). A audiência contou com a presença do presidente da Companhia de Desenvolvimento da Paraíba – Cinep, João Laércio Fernandes, que comemorou a atração do investimento para o Estado, que, conforme comentou, produzirá energia limpa e ecológica.





Camarinha ressaltou que o município de Coremas foi escolhido porque possui uma incidência solar igual ou superior ao deserto de Mojave, na Califórnia, onde a empresa possui projetos que geram 5 mil megawatts de energia. Ele observou que a instalação do projeto na Paraíba vai trazer uma nova opção as termo-nucleares, emprego e fomento de novas atividades econômicas.


Além da produção de energia, a usina termo-nuclear também vai produzir vegetais com aplicação fitoterápicos para indústria de cosmético. Tudo isso com respeito ao meio ambiente.